Cuidados com as esquadrias – Um guia de 5 dicas pra você!

Após instaladas, é fundamental a prática da manutenção para mantê-las funcionando bem, continuarem bonitas e agradáveis. Por isso, elencamos, aqui, cinco dicas bem fáceis de serem seguidas para você poder cuidar delas!

1. Limpeza

Quando se trata de esquadrias de alumínio, com cor, não se utiliza produtos e equipamentos que possam riscar a tinta. Por isso, evite o uso de lãs de aço ou qualquer químico abrasivo. Use esponjas e panos macios com uma solução de água e detergente neutro.

Com as de PVC, a solução é a mesma. Assim, você evita manchas e até um aparência opaca nas esquadrias. Em ambos os casos, lembre de realizar a limpeza a cada 12 meses ou, em casos de habitar uma região industrial, faça-a de três em três meses.

Vale ressaltar que, para higienizar áreas de difícil acesso, use um pincel macio. Objetos pontiagudos podem danificar a pintura também.

2. Cuidados com pinturas futuras nas paredes próximas

Eventualmente, as cores da sua casa precisam de um mimo. Por isso, ao realizar as mudanças, lembre de cobrir as esquadrias com fitas adesivas (as de PVC são perfeitas para essa utilidade).

Caso caia tinta sob elas, é importante remover imediatamente. A mesma solução de água com um detergente neutro é o suficiente.

3. Lubrificação

Não é necessário, lubrificantes convencionais podem danificar o funcionamento ou manchar a pintura das esquadrias.

4. Manutenção preventiva e contínua

Sempre verifique se a esquadria está funcionando bem. Avalie se ela não esta travando, abrindo ou fechando com dificuldade. Nesses casos, chame um técnico, não espere a situação piorar. Faça uma manutenção preventiva e anualmente faça a revisão.

5. Contato com outros materiais danosos

Em caso de alguma obra no seu lar, evite ao máximo o contato do cimento ou cal na esquadria. Estes materiais podem danificar e manchar esquadria. Em caso de ocorrer, molhe bastante a área em contato e, quando o material sorver bem a umidade, remova com o lado macio da esponja.

O faça com calma. De forma apressada, você pode, sem querer, espalhar mais do material pela esquadria.

Estes são alguns dos cuidados que você pode ter com a esquadria do seu lar. Lembre sempre de consultar a empresa que proveu suas esquadrias em caso de dúvidas! Quer conhecer mais sobre esse mundo?

Entre em contato com a Alubra – Indústria de Esquadrias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.