Entenda as linhas minimalistas de esquadrias!

Quando se trata de conforto, entrelaçado com o design visual, o minimalismo é uma ótima opção para manter a aparência de uma fachada clean. Por isso, vamos te explicar como funciona o minimalismo com as esquadrias!

Entenda as linhas minimalistas de esquadrias

Minimalismo e a Bauhaus

Minimalismo é, como já se assemelha o nome, praticar e criar com muito pouco. Hoje, é adotado até como estilo de vista, em contraste ao consumismo exagerado que vemos na mídia. Contudo, a primeira ideia de minimalismo veio com a Escola Bauhaus, de arquitetura. Fundada em 1919, a Bauhaus desenvolveu esta ideia de “fazer muito com pouco”, por causa da economia alemã na época, deturpada pela perda da Primeira Grande Guerra.

Cada professor e diretor da escola, defendia que estes modelos de arquitetura, design earte, devem somar o funcionalismo e a beleza, mantendo-a simples e bela. O melhor exemplo, foi o terceiro diretor da Bauhaus, o arquiteto Lduwig Mies van der Hoe, que ficou conhecido pela icônica “O menos é mais”.

Dentre muitos projetos arquitetônicos que se inspiraram na escola, um dos mais famosos do Brasil é a cidade de Brasília. Oscar Niemayer utilizou das ideias de cores, curvas e formatos do prédio, justamente do design da Bauhaus.

As esquadrias

Quando partimos para as esquadrias, o minimalismo as mescla com a ideia de enxergar de forma ampla, seja dentro ou fora do ambiente. As intercalações entre os vidros é milimétrica, de forma que as esquadrias poluam a visão da menor forma possível.

Um exemplo de projeto a qual aplicamos esta forma, é para a Entre-Ijuis Distribuidora. A faixada de vidro da empresa destaca o mínimo possível as esquadrias, pois além de finas, o vidro de película escura as esconde.

Em um projeto residencial, é recomendado o uso de esquadrias minimalistas quando a proposta arquitetônica for de uma faixada frontal grande, aberta e linear. Dispondo de uma boa posição solar, para que a iluminação natural case com o aspecto amplo.

Dois modelos de faixadas assim que você pode utilizar de referência são: O Palácio do Planalto, em Brasília, feito por Niemeyer; e a faculdade de arquitetura C.S. Crwon Hall, em Chicago, Illianois, EUA, projetado pelo próprio van der Hoe.

Agora, com esse entendimento sobre as esquadrias minimalistas, se você pensava em incluir no projeto da sua casa ou empresa, leve esses fatores da arquitetura em conta! Quer entender mais sobre esquadrias? Entre em contato conosco! A Alubra está a disposição para ajudar no teu projeto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.